terça-feira, 11 de outubro de 2011

Polca-Rock: O Rock de Fronteira

A “Polca-rock” ou “Polka rock” é um dos principais marcos da música sul-mato-grossense, teve seu início na década de 70 com a banda Euphoria, Tetê e o Lirio Selvagem e Geraldo Roca.

O gênero musical Polca-Rock mistura ritmos musicais do Paraguai como a polca paraguaia, guarânia e chamamé com ska, reggae, funk, blues e rock’n roll. É um gênero totalmente sul-mato-grossense, o qual mostra que o rock vem assimilando e adquirindo novas influências das músicas regionais e de fronteira.

A popularização do gênero musical e do termo “Polca-Rock” veio no final da década de 80 quando, o cantor e compositor, Jerry Espíndola elaborou a música “Colisão” e posteriormente, o músico e jornalista, Rodrigo Teixeira, hoje no Mandioca Loca, gravou a música “Mal Melhor” cujo estilo foi batizado de Polca-Rock pelo percussionista Caio Inácio.

O QUE OS MÚSICOS PENSAM?

Em 2008 fiz uma pesquisa com alguns músicos de Mato Grosso dos Sul sobre o gênero rock em Mato Grosso do Sul, não podia de deixar de perguntar sobre o nosso particular Polca Rock:

Para o baixista do “O Bando do Velho Jack” Marcos Yallouz o gênero Polca-Rock é “um estilo que considero bem criativo, porém pouco dançante”.

O Baixista do “Bebados Habilidosos” Marcelo Resende, faz uma comparação ao blues “Na minha opinião é uma inovação como quando incorporaram a guitarra elétrica ao Blues até então tocada com violão”.

O cantor e compositor Jerry Espíndola resume “Acredito que a polca-rock é uma opção interessante em composição e arranjo pras bandas de rock daqui, porque só a gente faz”.

Agora você pode tirar suas conclusões sobre Polca Rock assistindo aos vídeos abaixo.


CURIOSIDADES:

Em 2000 a banda "Jerry Espíndola & Croa" gravou um álbum intitulado “Polca-rock”, que tem presente como destaques as interpretações das músicas "Força verde", de Zé Ramalho, e "Come together", dos Beatles.


VÍDEO:







Fonte:
Overmundo


Nenhum comentário:

Postar um comentário