segunda-feira, 19 de abril de 2010

COMERÁRIO – Comercial x Operário



Comerário é o maior clássico do futebol da capital sul-mato-grossense, é o jogo entre Esporte Clube Comercial x Operário Futebol Clube. Na história do clássico, até o dia 05 de junho de 2008, foram 181 jogos disputados, com 68 vitórias do Operário, 47 vitórias do Comercial 66 empates. Considerados clubes de médio porte, na década de 70 e 80, os times viviam em boa fase.

O Estádio Morenão não ficava vazio, no entanto hoje, infelizmente, um público de 3 mil pessoas já é motivo de comemoração. O maior público já registrado em um Comerário foi em 11 de agosto de 1974, jogo válido pela Taça Campo Grande, foram assistir o maior clássico de Mato Grosso do Sul 23.267 pagantes.

Para quem não acredita na grandeza destes times, o principal título do Operário-MS foi quando ele conquistou a President Cup, em 1982. O título internacional na Coréia do Sul, final contra o time alemão Bayern de Munique. Já o Comercial foi 3º lugar na única edição da Copa Centro Oeste em 1999.

Atualmente o Operário encontra-se em 39º lugar no ranking da CBF com 532 pontos, na frente de clubes como Avaí, São Caetano, Santo André, Atlético Goianiense, Grêmio Prudente, mas a realidade do clube é diferente, a fase o clube não é nada boa, em 2009 foi rebaixado do Campeonato Estadual de Mato Grosso do Sul, o pior resultado da história do clube.

O Comercial-MS é o segundo melhor sul-mato-grossense no ranking da CBF e localiza-se em 92º lugar com 115 pontos, a realidade do clube não é muito diferente, atualmente está na primeira divisão e com chances de conquistar o título estadual, mas em 2005 o time do Comercial pediu licença do Sul-Mato-Grossense e ficou fora do futebol profissional por dois anos. Em 2007 volta para a segunda divisão (série B).

Tanto o Operário Futebol Clube quanto o Esporte Clube Comercial são um dos únicos clubes campeões por dois Estados diferentes: Mato Grosso (antes da divisão) e Mato Grosso do Sul.



Comercial-MS


Resumo:
O Esporte Clube Comercial foi fundado no dia 15 de Março de 1943, o principal estádio onde manda seus jogos é o Estádio Universitário Pedro Pedrossian, mais conhecido como Morenão. Com capacidade para 45 mil pessoas. O Comercial possui seu estádio próprio o Estádio Jaquez da Luz, com capacidade para 5 mil pessoas.

-O Comercial tem um total de 113 jogos pelo campeonato Brasileiro, obteve 33 vitórias; 36 empates; 44 derrotas; marcou 116; levou 146 (saldo de gols -30)


Cores: Vermelho e Branco
Mascote: Gavião
Alcunha (Apelido): Colorado
Uniforme: Camisa vermelha, calção branco e meias brancas
Torcidadas: A.T.A.C(Associação Torcedores Amigos do Comercial) Falange Vermelha/ Mancha Colorada/ Torcida Organizda Colorada e Lobo Colorado.

Hino:
O Comercial é o maior
A torcida já consagrou
Nossa torcida é a melhor
Salve o nosso torcedor !
Quando o Comercial entra em campo
Ele precisa de você !
A torcida é alma do time
Com boa torcida é mais fácil vencer
Salve o Comercial !
Salve o nosso torcedor !
Salve o brado da torcida
Que presta para o time o seu grande valor !

Títulos:

Estaduais
- Campeonato Mato-Grossense: 1975
- Campeonato Sul-Mato-Grossense: 7 vezes (1982, 1985, 1987, 1993, 1994, 2000, 2001)

Melhores Resultados:
- 1983 - Campeonato Brasileiro - 23 º Lugar
- 1999 - Copa Centro Oeste – 3º lugar (única edição)

Twitter:
e-mail:
falangevermelha@bol.com.br
Site Oficial:
http://www.esporteclubecomercial.com.br
Torcida:
http://falangevermelha.blogspot.com



Operário-MS

Resumo:
O Operário Futebol Clube foi fundado no dia 21 de agosto de 1938 em Campo Grande, um dos clubes mais tradicionais do futebol do Estado de Mato Grosso do Sul. O Morenão (Estádio Universitário Pedro Pedrossian) é o estádio onde manda seus jogos. Nos anos 70 e 80, o Operário foi referência do futebol no Centro-Oeste.
-O Operário tem um total de 176 jogos pelo campeonato Brasileiro, obteve 76 vitórias; 47 empates; 53 derrotas; marcou 207 gols; levou 183 (saldo de gols 24)


Cores: Preto e Branco
Mascote: Galo
Alcunha (Apelido): Alvi-Negro, Galo
Uniforme: Camisa com listras verticais pretas e brancas, calção preto e meias brancas
Torcidadas: Garra Operariana

Hino:
Autor: Luis C. Amarilha.

Garra amor e tradição /
Destinado a ser campeão /
De Mato Grosso o mais querido / bis
E em campo é o mais temido /

refrão

O Operário é dono da torcida
De Campo Grande a mais unida
É Galo em qualquer terreiro
E valente como o povo brasileiro

O, o , o , pe, e, e, ra, ri, ô ,ô, ô
O, o , o , pe, e, e, ra, ri, ô ,ô, ô

Garra amor e tradição /
Preto e branco está no coração / bis
Daqueles que sabem torcer /
E o Operário só pensa em vencer /

refrão

O Operário é dono da torcida
De Campo Grande a mais unida
É Galo em qualquer terreiro
E valente como o povo brasileiro

O, o , o , pe, e, e, ra, ri, ô ,ô, ô
O, o , o , pe, e, e, ra, ri, ô ,ô, ô


Tílulos:

Nacionais

Troféu Dr. Giullite Coutinho: 1983.
- I Copa União - Módulo Branco (Brasileiro - 2ª divisão): 1987

Estaduais
Campeonato Sul-Mato-Grossense: 10 vezes (1979, 1980, 1981, 1983, 1986, 1988, 1989, 1991, 1996 e 1997).
Campeonato Mato-Grossense: 4 vezes (1974, 1976, 1977 e 1978).

Internacionais
Taça Seleção URSS: 1973.
President Cup (Coréia do Sul): 1982.

Outros
Liga Esp. Municipal Campo Grande: 3 vezes (1942, 1945 e 1966).
Troféu Governador Dr. Pedro Pedrosian: 1981.
Copa Imprensa - MS (2º turno do Estadual): 2007.
Copa Campo Grande: 2007.
Copa Héllio's Vídeo: 2007

Melhores Resultados:
- 1974 - Campeonato Brasileiro - 17º Lugar
- 1977 - Campeonato Brasileiro - 3 º Lugar
- 1979 - Campeonato Brasileiro - 7 º Lugar
- 1981 - Campeonato Brasileiro - 7 º Lugar
- 1982 - Campeonato Brasileiro - 13 º Lugar

Twitter: @operarioms
E-mail:
operario@operariofutebolclube.com
Site Oficial:
http://www.operariofutebolclube.com
Torcida:
www.garraoperariana.com.br




Curiosidades:

- O Estádio do Morenão foi candidato a sub-sediar jogos da Copa do Mundo, localiza-se na zona sul de Campo Grande - MS e fica dentro do campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), tem capacidade para até 45.000 pessoas e é considerado o maior estádio universitário da América Latina.

- Os gols mais rápidos neste clássico foi do Comercial, o jogador Tainha marcou o gol aos 21 segundos no dia 7 de abril de 1996, em jogo válido pelo Campeonato Sul-Mato-Grossense, o jogo terminaria 3 x 1 para o Colorado. O gol mais rápido pelo lado dos Operarianos foi aos 35 segundos em 10 de abril de 2004, o placar terminou 4 x 2 para o Operário.

- Nas semifinais do Campeonato Brasileiro de 1977, o Operário enfrentou o São Paulo. O jogo de ida aconteceu em São Paulo, no estádio do Morumbi. O Incrível público de 103.092 pessoas lotou o Morumbi, batendo o recorde de público em jogos do São Paulo em campeonatos brasileiros, que persiste até hoje. Operário segurou o jogo em 0 x 0 até os 32 minutos do segundo tempo, quando Serginho Chulapa abriu o placar, no final da partida o São Paulo fez mais um, terminando 2x0 para o tricolor paulista. O jogo de volta no Morenão foi vencido pelo Operário-MS por 1x0, com gol marcado por Tadeu Santos. O Galo de Mato Grosso do Sul foi desclassificado pelo saldo de gol.

- Operário Futebol Clube é o único clube do Mato Grosso do Sul a participar da Timemania, jogo da loteria que foi criado pelo governo federal para descontar as dívidas fiscais dos Clubes de Futebol.

- O Esporte Clube Comercial foi o primeiro time a representar o Estado de Mato Grosso no Campeonato Brasileiro.



Sul-Mato-Grossense 2010

- Primeira Fase: 18 equipes se dividem em duas chaves, os times se enfrentam em partidas de ida e volta, os quatro primeiros de cada chave se classificam para as quartas de finais.


Quartas de finais, semifinais e finais (Jogos de ida e volta, o time de melhor campanha faz o segundo jogo em casa):


C - 1º A x 4º B
D - 2º A x 3º B
E - 1º B x 4º A
F - 2º B x 3º A

Jogo 1 - C x F
Jogo 2 - E x D

Jogo 1 x Jogo 2 - Campeão

Tabela dos Campeões e vices da Primeira Divisão do Sul-Mato-Grossense até 2009(Clique na imagem para ver maior):








6 comentários:

  1. Se cuida comercialino nosso galo acordou 2010 é um novo começo,e a sua hora vai chegar.

    ResponderExcluir
  2. Queremos divulgar a torcida Lobo Colorado que é a mais nova Torcida Organizada do E. C. Comercial e foi fundada em 1/10/2009 com objetivo de ajudar o colorado a se destacar no senario nacional e parece que já está dando certo pois no primeiro ano ja fomos campeão estadual, e so lembrando aos amigos do do blog... que o mascote do Comercial não é o gavião e sim o Saci e nós da Lobo Colorado queremos mudar este mascote para o Lobo Guará que nos espirou a dar o nome a esta torcida organizada e registrada na FFMS sob o protocolo 103 de 5/03/2010 com estatuto e site no ar (www.lobocolorado.com.br)atenciosamente Torcida Organizada Do Esporte Clube Comercial Lobo Colorado

    ResponderExcluir
  3. QUEREMOS SABER DA MORENA CULT QUANDO VCS VÃO ATUALIZAR A RESPEITO DAS TORCIDAS ORGANIZDAS SENDO QUE A UNICA TORCIDA ORGANIZADA OFICIALMENTE NO MS É A LOBO COLORADO PROTOCOLO 103 NA FFMS COM ESTATUTO E WEB SITE(WWW.LOBOCOLORADO.COM.BR)E RELAÇÃO DE MEMBROS ENTREGUE NA FEDERAÇÃO, E QUEREMOS QUE VCS DA CULT COLOQUE UM RELATO A RESPEITO DE NOSSA TORCIDA SEM MAIS: LOBO COLORADO TORCIDA CAMPEÃ.

    ResponderExcluir
  4. Comercialinos, parem de sonhar...!
    Agora que vocês conseguiram uma pequena ascensão a nivel regional, dum falido futebol sul matogrossense.
    O único Comercial que a imprensa comenta é a de Ribeirão Preto, interior de SP, na 2ª Divisão do Paulista.
    Existem sites (Rio de Janeiro) do jogo de Comercial X Vasco, com mais 7.000 participações de palpite do 1º jogo em Campo Grande.
    Com 96% apostando na classificação do Vasco já no jogo de ida.
    Rídiculo aqueles comercialinos que em vez de lutarem por um campeonato melhor, ficam querendo denegrir o sofrido futebol sul matogrossense e desrespeitar o glorioso Operário, ainda o único time do MS, que as mídias nacionais comentam!
    Pode parecer mentira, se o Operário conseguir arrumar a sua casa, existem muitas empresas de porte grande de outros estados, que patrocinaria o time.
    Time de 4ª Divisão de SP (última divisão), com população de 70 mil habitantes, tem patrocinador master de R$ 150.000,00 por mês.
    Vice campeã deste ano da Copa Paulista de Júnior, Desportivo Brasil Participações Ltda.

    Paulo Roberto Correia
    Porto Feliz - SP

    ResponderExcluir
  5. Os operarianos nem sabem mais pra quem torcer "Operário MS" ou "Operário FC".
    Perdeu a marca por causa de 12 mil reais e aida quer falar que consegue patrocínio.
    Subiu pra 1ª divisão por desistência de outro clube.
    Operário só tem passado. O time tá falido.

    Vamo lá colorado! Comercial até MORRE.

    ResponderExcluir
  6. mostra-me teu passado e/ou futuro! Áh! havia me esquecido, vcs não tem nada!!!!!!!! shashuashauhs

    ôôô peee rário ôôô, seu passado vai longe com glória...

    ResponderExcluir