quarta-feira, 12 de maio de 2010

SOPA PARAGUAIA - A SOPA QUE NÃO É SOPA

Quem não conhece pode ter certeza que vai estranhar e se surpreender. A imagem ao lado é de uma sopa, isso mesmo, é a imagem da Sopa Praguaia.

Se você é de Mato Grosso do Sul, provavelmente já conhece, no entanto imagine uma pessoa que não conhece a cultura sul-mato-grossense nessas duas situações:

1- Você chega à Campo Grande em uma noite fria e o anfitrião convida você para comer uma Sopa Paraguaia, ao servir a mesa ele coloca garfo e faca, é no mínimo estranho, né?

2- Tardezinha, passeando pela cidade de Campo Grande num calor imenso e te oferecem Sopa Paraguaia, qual seria a sua resposta? Acredito que seria algo como “Você tá doido, tomar sopa nesse calor?”.

A verdade é que a Sopa Paraguaia (também conhecida com o nome de Chipa Guazú ou Chipa Guasú no Paraguai) de sopa só tem o nome mesmo, pois se aparenta mais com um bolo salgado ou um suflê feito de milho, queijo e cebola. É comum se comer a Sopa Paraguaia em época de festa junina e em Corumbá também comum comer no Domingo de Páscoa. Existem várias explicações para este salgado ser chamado de sopa, algumas das teorias são:

1ª Teoria - em meados de 1800 a cozinheira do ditador Carlos Antônio López errou a receita de uma sopa e deixou cair muita farinha de milho na panela e quando chegou a hora de servir o jantar levou a travessa de torta à mesa ao invés da sopa, outros dizem que a receita originalmente era realmente uma sopa, mas a cozinheira distraída esqueceu de desligar o fogo e a sopa acabou solidificando.

2ª Teoria - A sopa foi criada durante a Guerra do Paraguai (1865/70), a receita originalmente era uma sopa, mas pela dificuldade de transporte foram acrescentados outros ingredientes deixando-a mais sólida.

3ª Teoria - É apenas uma confusão entre paraguaios e brasileiros, sendo que o termo “sopa” para os paraguaios residentes na fronteira com Mato Grosso do Sul, significa torta, e o que nós brasileiros chamamos de “sopa” eles chamam de “ensopado” ou "caldo".


A RECEITA:

Como muitas das grandes receitas, aparentemente a Sopa Paraguaia também nasceu por um acidente, é muito saborosa e bem simples de ser feita:


PREPARO:

-500g de flocos de milho pré-cozidos
-1 litro de leite morno
-6 espigas de milho verde
-4 ovos
-3 colheres (sopa) de margarina
-1/2 xícara de óleo
-5 cebolas cortadas em rodelas
-sal a gosto
-fermento químico
-1 queijo de minas inteiro ralado (aproximadamente 1kg)


PREPARO:

Refogue as cebolas na margarina e no óleo e bata no liquidificador com os ovos e o milho verde. Reserve. Ferva o leite, leve em recipiente grande os flocos de milhos e acrescente o leite e misture. Depois acrescente a mistura do liquidificador.

Misture bem e acrescente a metade do queijo ralado, o sal e o fermento químico. Jogue o restante do queijo por cima. Unte a forma com óleo e leve para assar.

Categoria: Torta/Bolo salgado
Comida Típica: Paraguaia/Brasileira
Tempo de Preparo: De 40 minutos até 1 hora
Tipo de Preparo: Assados
Rendimento: 8 porções
Dica importante: É bom assar em fôrma grande para o bolo ficar com o tamanho pequeno, pois se não a receita não fica bem assada.

Então se você não é de Mato Grosso do Sul, já sabe, Sopa Paraguaia é um prato que se come (uma espécie de bolo salgado) e não se toma.



VÍDEOS COM RECEITAS DE SOPA PARAGUAIA:






Fotos: Felipe Mesquita
Vídeos: Emissora MS Record

2 comentários:

  1. Muito interessante esta postagem! Parabéns aos idealizadores deste blog.

    ResponderExcluir
  2. Adoro Sopa Paraguaia, mesmo não gostando de cebola.

    ResponderExcluir