quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Sertanejo Universitário


O Momento é do Sertanejo Universitário, gênero musical tomou conta do Brasil. Está presente nas rádios, em
trilhas de novelas e séries, além de fazer parte dos vídeos musicais mais assistidos da internet.

O sertanejo universitário rompeu as fronteiras da música e além das festas de peão e das feiras agropecuárias o sertanejo invadiu as casas noturnas, bares e faculdades. A forma de divulgação também mudou, muitos disponibilizam seus álbuns para download na internet gratuitamente, sem contar a presença nas redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, YouTube, MySpace e por ai vai.

O gênero também poderia ser chamado de Sertanejo Pop, pois a essência do gênero é o sertanejo mesmo, mas há vários outros estilos misturados, além da popularidade da música que leva multidões até os shows dos grupos, duplas e cantores. Outro diferencial é a faixa etária, os cantores e duplas são em sua maioria de idade universitária, por isso a denominação de Sertanejo Universitário.

A mistura da musica rural com a urbana está agradando muita gente. O Sertanejo Universitário, Sertanejo Pop, Neosertanejo, Sertanejo Chic, são diversos nomes para uma nova faze do sertanejo e não uma moda como muitos pensam.

Foi em Campo Grande que o gênero teve a sua origem na década de 90, um dos destaques é a dupla João Bosco e Vinícius, que nesta época tocavam em bares da Capital sul-mato-grossense. A origem deste “movimento” é Campo Grande, mas o posto da “Capital do Sertanejo” é disputada por várias cidades, além de Campo Grande, Goiania, Cuiabá e até mesmo Belo Horizonte.

Um fato é que Campo Grande é uma das principais fonte de duplas e cantores sertanejos. Duplas como Maria Cecilia e Rodolfo, Munhoz e Mariano, além dos cantores Michel Teló e Luan Santana, são os grandes nomes do Sertanejo Universitário e todos esses são de Mato Grosso do Sul.

Há muitas outras duplas sertanejas, algumas delas serão exibidas aqui no MorenaCult em nossa nova série: Série Sertanejo de Campo Grande.

Você é fã de Sertanejo Universitário? Então clique em +1 no final deste post.

VÍDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário