domingo, 1 de fevereiro de 2009

Eterna rivalidade entre Campo Grande e Cuiabá ganha força com a Copa de 2014

Quem mora em Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul conhece a histórica rivalidade dos dois Estados, principalmente entre as duas capitais. Até a pouco tempo atrás a rivalidade voltou com força total, isso por que as duas cidades disputam para receber os jogos da Copa do Mundo de futebol em 2014. O slogan da cidade cuiabana é “A Copa é no Brasil e em Cuiabá” já a Capital Morena retrucou com o seguinte slogan “O Pantanal é aqui e a copa é nossa”.

A Comissão da FIFA e da CBF estará nas cidades de Campo Grande e posteriormente em Cuiabá no dia 03 de fevereiro de 2009, terça-feira, com o objetivo de avaliar a infra-estrutura das cidades e o envolvimento da população para conquistar o status de sub-sedes da Copa do Mundo de 2014

Os campo-grandenses e cuiabanos falam a favor de seus respectivos Estados. Mato Grosso do Sul possui diversas justificativas como: possui a maior parte do pantanal, um aeroporto internacional na cidade, maior quantidade de postos de combustíveis com GNV, divisa com o Paraguai (atual líder das eliminatórias da Copa de 2010 na África do Sul.) e melhores condições territoriais para crescimento e desenvolvimento da cidade. Os cuiabanos retrucam dizendo que a cena cultural é bem superior a de Campo Grande com grande quantidade de boates e eventos musicais, além de Mato Grosso contar atualmente com um melhor desempenho no futebol do que seu Estado visinho.

Mato Grosso investe mais em suas influências políticas, item que pode ser um fator determinante na escolha da cidade. Por exemplo, o governador Blairo Maggi que é amigo do atual presidente Luis Inácio Lula da Silva. Outro exemplo é Carlos Orione, o presidente da Federação mato-grossense de Futebol, que é um grande parceiro de Ricardo Teixeira, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol.

Um ponto positivo na política para Campo Grande é o fato de que prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e o governador André Puccinelli (PMDB) por serem do mesmo partido, trabalham em conjunto, diferente da situação de Cuiabá, que o governador Blairo Maggi (PR) e o prefeito Wilson Santos (PSDB), outro fator é o Paraguai apoiar a Copa em Campo Grande e não em Cuiabá.

As duas cidades estão confiantes em conquistar o seu espaço na Copa do Mundo de 2014. Cada cidade já criou o seu projeto com orçamento, Cuiabá pretende investir R$ 1 bilhão, já Campo Grande pretende investir R$ 1.2 bilhões. Em Campo Grande cerca de 500 milhões serão utilizados para reforma do Estádio Morenão e o restante para melhoria do transporte urbano, modernização da rede hoteleira, restaurantes e estabelecimentos prestadores de serviços.

Serão 12 cidades escolhidas para receber a Copa do Mundo, 18 cidades estão concorrendo, sendo que oito cidades estão praticamente certas de sua participação, são elas: Salvador, Fortaleza, Recife, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, sobrando assim 4 vagas para 10 cidades.

A FIFA já mostrou interesse de ter uma cidade na Amazônia e outra no Pantanal. Campo Grande e Cuiabá disputam a vaga no Pantanal e Rio Branco, Manaus e Belém disputam uma vaga na Amazônia. As outras duas vagas serão decididas entre Curitiba, Florianópolis, Goiania, Natal e Olinda (única cidade que não é Capital).


Fontes:

campogrande.news.com.br

www.pmcg.ms.gov.br

2 comentários:

  1. esses cuiabanos se acham cabeça chata e falam feio. Eu aposto que no amistoso em CAMPO GRANDE o Brasil ganha e o jogo oficial em Cuiaba ele vai perder TORCEMOS PRA ISSO

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO PLENAMENTE COM VC. E TAMBEM ACHO QUE ESSES CUIABANOS SE ACHAM

    ResponderExcluir