sexta-feira, 10 de julho de 2009

A MÚSICA EM CAMPO GRANDE - MS


Quem mora em Campo Grande sabe que atualmente quando se fala em música sul-mato-grossense é sinônimo de falar que é sertanejo e violada. Duplas de sucesso como Thúlio e Thiago, Maria Cecília e Rodolfo, Gilson & Junior, João Bosco e Vinícius, Jads e Jadson, sem esquecer dos grupos com a influência gaúcha como Grupo Tradição, Zíngaro, Alma Serrana são sucesso na Cidade Morena.

Outros, mais antigos, irão lembrar também de grupos, cantores e compositores apaixonados pelo pantanal como Família Espíndola, Almir Sater, Paulo Simões, Grupo Acaba, Arara Rara. No entado ainda há muita influência dos ritmos regionais e de fronteira como o chamamé, polca e a guarânia. Além do regional e do sertanejo, outros gêneros musicais também possuem um bom público em Campo Grande. São eles: Eletrônico, Rock, Blues e Reggae.

O Sertanejo possui maior público em Campo Grande, os motivos, são vários, os principais são: O gênero considerado como novo Sertanejo, denominado de Sertanejo Universitário, já é um gênero muito conhecido e muito executado pelas rádios locais; Há um grande volume de público jovem em shows, e como o nome já diz o público é em sua maioria universitário; Mato Grosso do Sul possui um grande número de duplas sertanejas espalhadas por todo Estado que vem para fazer shows não só em Campo Grande, mas também no interior de São Paulo, Minas Gerais, Parana e Goiania, deixando-os com mais prestígio na região; Além de grande volume de duplas, em Campo Grande há um farto espaço para apresentações de duplas sertanejas; sem esquecer que boa parte da economia gira em torno do agronegócio o que leva mais pessoas ouvirem sertanejo por ser uma música rural. Resumindo tudo é favorável para que o sertanejo seja o principal gênero musical de Campo Grande.

Os gêneros regionais e de fronteira são sempre lembrados pela belas e antigas músicas, mas não possuem a mesma aceitação. Estes são sempre lembrados para o público jovem em versões como “Mochileira” com Filho dos Livres (Geraldo Rocca) ”Trem do Pantanal” (Paulo Simões / Geraldo Rocca) e “Cavaleiro da Lua” (Almir Sater) com O Bando do Velho Jack ou nas raras apresentações de Almir Sater e Família Espíndola na cidade.

No Segundo e quarto domingo do mês acontece o Som da Concha, na “Concha Acústica Helena Meireles” que fica no Parque das Nações Indígenas, um projeto da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) que leva duas atrações da música sul-mato-grossense, principalmente pop, rock, blues, reggae, sempre uma banda de abertura e outra principal.

No primeiro domingo de cada mês a FCMS monta um palco na arena de shows do Parque das Nações Indígenas para receber uma atração nacional e uma regional no projeto MS Canta Brasil, sendo que cada mês a atração nacional vem de um Estado diferente.

Recentemente um novo projeto da Fundação de Cultura de Campo Grande (FUNDAC) também faz algo semelhante chamado Pôr do som, realizado na “Concha Família Espíndola” na Praça do Rádio todo terceiro sábado do mês com apresentações musicais. Os projetos Som da Concha, Pôr do Som e MS Canta Brasil são atrações com entrada gratuita.

A música eletrônica é um gênero musical bem forte em Campo Grande, mas já teve mais espaço com as extintas boates Mister Dan, Limit, D-Edge, teve também a “Organic” uma das primeiras raves no Brasil. Hoje os principais locais são: Garage, Tozen, Tango e Toca Espaço Bar. O Garage faz o maior evento de Música eletrônica de Campo Grande que se chama Garage Stadium realizado no Estádio Morenão. Os principais Djs de Campo Grande são André X, Bruna Moura, Márcio Casagrande, Thiago Queiroz, Danilo Bachega, Marquinhos Espinosa. Campo Grande continua sendo uma das principais cidades-alvo dos DJs internacionais.

O Rock, Blues e Reggae não possuem muito espaço, no entanto o público está sempre presente. Locais como Bar Fly, 21 Bar e Lazer são os preferidos pelos jovens seguidores deste gênero. Campo Grande tem grande bandas de rock como Bando do Velho Jack (finalista do Skol Rock), Olho de Gato, Kayoás, Muchileiros, Filho dos Livres, Jerry Espindola e Croa entre outros.

Campo Grande sempre teve grandes shows de ícones do metal, rock e pop nacional como Skank, Sepultura, Pitty, Zeca Baleiro, Angra, Jota Quest, Tianastácia, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Titãs, Tuatha de Danann e internacionais como exemplo o Steppenwolf em uma das 11 primeiras edições do Moto Road realizadas em Campo Grande (grande encontro de
motociclismo atualmente em Florianópolis). O Blues é representado principalmente pelos Bêbados Habilidosos e Whisky de Segunda e o Reggae é por bandas como Canaroots, Canastra e Manamã.

Um grande diferencial do Mato Grosso do Sul é a existência de um sub-gênero único no país que se chama Polca Rock, uma mistura de rock, o chamamé, a guarânia e a polca-paraguaia. As bandas Rodrigo Teixeira & Mandioca Loca e Jerry Espíndola & Croa e Filho dos Livres são grande exemplos deste estilo de rock regional.

A música sul-mato-grossense é muito rica, e não se resume em Sertanejo, Regional, Eletrônico, Rock, Blues e Reggae, no entanto não é possível falar tudo, contudo já é um começo.

Fontes:
http://www.fmb.org.br
Divulgação - Grupo Zingaro (Barretos-SP)
Divulgação - Jads & Jadson (DVD - ao vivo)
Denilson Secreta (Família Espindola)
Felipe Mesquita (Concha Acústica Helena Meireles)
Pauliane Amaral (Conha Família Espíndola)
Divulgação - Garage (impresso)
Felipe Mesquita - Filho dos Livres (UNIDERP FM)
Divulgação - Capa do CD (Jerry Espíndola & Croa - polca-rock)

2 comentários:

  1. aghfistttosui vmmboutii varyduonpmvnbbdtorria voojfhhtreddacv

    ResponderExcluir
  2. Ola pessoal, talvez alguem possa me ajudar:Na decada de 70 no programa a hora do fazendeiro, transmitido pelo Juca Ganço tinha uma musica que era o tema de abertura do programa não sei o nome da musica, e nem a dupla que cantava, mas sei uma estrofe. Se alguem souber o nome da musica ou o nome da dupla por favor me retorne pelo e-mail jmvm@brturbo.com.br

    parte da letra da musica que eu lembro.
    'Campo Grande chão abençoado torrão adorado do meu bem querer"

    ResponderExcluir