segunda-feira, 6 de julho de 2009

Obelisco

O Obelisco é um monumento de 4,5 metros de altura, inaugurado no dia 26 de agosto de 1933 e tombado como patrimônio histórico da Capital no dia 26 de setembro de 1975. É um projeto do Engenheiro e Coronel Newtom Cavalcanti e foi construído com o objetivo homenagear o fundador da cidade, José Antônio Pereira. Localiza-se no centro da cidade, no cruzamento da Avenida Afonso Pena e a Rua José Antônio Pereira, foi escolhido este local devido ser na época o limite urbano de Campo Grande.

O monumento passou por reformas de manutenção nos anos de 1966, na administração do Prefeito Antônio Mendes Canale. Em 1986, na administração de Prefeito Juvêncio Cesar da Fonseca, novamente foi reformado, nesta segunda reforma o intuito foi de transformar o monumento em um espaço de lazer contemplativo de curta permanência. Os principais pontos da reforma foram: O fechamento do canteiro da Avenida Afonso Pena, na altura da Rua José Antônio e retirada de suas escadarias.

Devido ao grande fluxo de carros, o vereador Edil Albuquerque, no dia 24 de fevereiro de 1999, fez um pedido formalmente à Prefeitura Municipal de Campo Grande solicitando a abertura da Rua José Antônio e implantação de semáforos no local. O pedido foi aceito e atendido pela Prefeitura Municipal e o canteiro foi novamente aberto para a passagem de veículos.

No início do mês de outubro de 2007, o então atual presidente da câmara Edil Albuquerque, propôs o deslocamento do Obelisco em 10 metros, ainda na Avenida Afonso Pena, com o objetivo de melhorar o fluxo de carros no cruzamento da Rua José Antônio com a Avenida Afonso Pena. No fim do mesmo mês os membros associados do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul reprovaram, por unanimidade, o deslocamento do Obelisco.

O monumento já recebeu iluminação natalina, a fita vermelha símbolo do Dia Mundial de Combate a Aids, além da camisinha como sinal de alerta e prevenção. O obelisco é um dos monumentos mais importantes e antigo da cidade de Campo Grande, juntamente com o relógio da Rua 14 de Julho.


FONTE:
http://www.pmcg.ms.gov.br/

http://www.camara.ms.gov.br/
http://www.campograndenews.com.br/

http://www.midiamax.com/
Fotos: Felipe Mesquita

3 comentários:

  1. Ow, Felipão, bacana o blog hein, tudo de bom e sucesso aí hein. Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Acho que esse objeto deveria ser retirado de vez da avenida, isso é um simbolo satânico, os maçons tem o habito de colocar essas porcarias e dizer patrimonio histórico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ISSO MESMO,CONCORDO.É SATANICOOOOOOOOOOOO



      http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=VIS-k9c9gWY

      Excluir