quarta-feira, 15 de julho de 2009

Minha história de amor por Campo Grande


Campo Grande, cidade Morena...

Para mim, tudo começou em meados de 86, quando junto com minha mãe, vim para cá recomeçar nossa vida. Foi amor à primeira vista. Mesmo pequena, sabia que aqui era meu lugar. Com todo respeito a São José do Rio Preto, minha cidade natal, Campo Grande é minha grande paixão. Não sei se foram as avenidas largas, as inúmeras árvores ou esse jeito de ser que só a morena tem. Aqui me instalei. Até mudei de cidade, mas sempre aqui no estado: Mato Grosso do Sul, DO SUL, entendeu? Se você é daqui vai entender... E se adotou essa terrinha assim como eu, também.

Mas vir para cá não foi tarefa fácil... Campo Grande era pouco conhecida e para muitos da família, aqui não passava de uma grande fazenda: “O que vão fazer lá no meio do mato?” Mas foi no meio desse “mato” que eu cresci; um pouco; troquei de colégio mil vezes, conheci as pessoas mais maravilhosas que existem, fiz faculdade, me formei, enfim, foi aqui me tornei a Marina.

A Marina que aturou por muito tempo as piadinhas dos primos paulistas: “Mas lá tem internet”, “É verdade que só tem índio lá?” ou “ Seu animal de estimação é um jacaré?”

No começo eu me irritava, minha vontade era esfregar na cara deles como Campo Grande era de verdade. Ainda com um jeitinho de interior, mas com tudo que uma capital deve ter. Lógico que tinha internet! Que pergunta! E índio tem sim, mas não é só índio... Índios inseridos na sociedade. Aliás, renegar o passado é burrice e total falta de respeito. Animais silvestres temos também, mas claro, temos um Pantanal logo ali, e talvez isso desperte uma pontinha de ciúmes deles... Lembro do meu pai inconformado pela minha escolha: “Lá só tem droga, sempre vejo na TV as apreensões” Mas logo aprendi a dar uma resposta que o fazia ficar sem palavras: “Pai, desculpa se nossa polícia é eficiente, não temos culpa de sermos vizinhos do Paraguai, nossa fronteira fica muito exposta, mas essas apreensões que você vê só demonstram a eficiência de nossa polícia, e lembrando que a droga apreendida estava vindo para cá, São Paulo.” Pronto, o assunto mudava rapidinho.

Claro que a cidade não é perfeita... Guarda ainda um ar bairrista que muito me incomoda. Tem muito que melhorar, na política, na economia, no turismo e principalmente nas pessoas. Mas claro que se fosse perfeita, não seria Campo Grande.

Sou suspeita para falar, mas todos que por aqui passam se apaixonam. Não tem como ser diferente.Mesmo sem muitos shoppings, mesmo sem muitas baladas (pelo menos é o que diz a oposição), mesmo com os altos índices de acidentes no trânsito (em algum ranking tínhamos que estar), mesmo com o clima quente, seco e temperamental, mesmo com os altos impostos, mesmo que nos confundam com nossos vizinhos cuiabanos, mesmo sem a Copa. É... Não deu. Mesmo assim, Campo Grande ainda se torna especial, cidade apaixonante. Me faz ter certeza que fiz a escolha certa ao vir para cá. Me faz lutar para essa Morena ser conhecida e reconhecida, por levar o seu nome e o do Estado, Mato Grosso do SUL, por onde eu for. Sempre.

Assinado: uma paulista sul-mato-grossense.



Um comentário:

  1. Reconheço muitas das coisas que escreveu em seu texto, também sou apaixonado por essa Cidade Morena e é aqui onde eu pretendo construir minha famila e minha vida!
    Conheço várias pessoas que vem a Campo Grande e se apaixonam também pela cidade!
    Muito legal teu texto!
    Parabéns pelo seu Blog, está excelente! :)

    ResponderExcluir